Era um dia normal. E “normal”, naquele caso, significava apenas que eu estava existindo sem maiores pretensões. Não pretendia mudar o curso da humanidade, só queria a coisa revolucionária chamada paz. Cheguei na sala e queria apenas me sentar na minha cadeira. Uma atividade aparentemente inocente.
Foi aí que o vi. Um ser mandado do capeta. Não digo isso levianamente. Havia nele qualquer coisa de funcionário público do inferno, daqueles que perderam o crachá, mas mantiveram a função.
Eu me aproximei, queria nada de mais, apenas descansar. No entanto, ele olhou para mim com a segurança de quem jamais foi informado de que pode estar errado.
E então, com o romantismo de um pneu careca descendo uma ladeira, disse: “Estou esquentando a sua cadeira.”
Meu cérebro simplesmente não estava preparado para aquilo. “Estou esquentando a sua cadeira.” Era uma frase tão ruim que até a cadeira parecia desconfortável com a situação.
Pensei em defendê-la. Talvez ela tivesse direitos. Talvez a cadeira pudesse solicitar uma medida protetiva. Mas o homem estava ali, sorrindo, esperando o efeito devastador de sua cantada.
E havia naquele sorriso uma confiança comovente. A confiança dos ignorantes. Aquela espécie rara de coragem que nasce quando a pessoa não faz a menor ideia de como está sendo percebida.
Ele provavelmente imaginava que eu sorriria. Porque existe uma fantasia masculina bastante persistente de que toda abordagem é um presente. Como se a mulher estivesse circulando pelo mundo com uma placa invisível: “Favor interromper minha paz a qualquer momento.”
Então eu respondi. E foi bonito. Não para ele. Para mim.
Porque vi uma coisa que raramente testemunhamos na natureza: um homem ficando sem palavras diante de uma mulher que não entrou no roteiro que ele havia escrito para ela.
O sorriso perdeu altitude. A postura sofreu uma pequena falência. A segurança, coitada, pediu demissão sem aviso prévio. Ele quebrou. Não metaforicamente. Quebrou mesmo. Foi como assistir a uma loja baixando as portas em pleno horário comercial.
E eu quase tive pena.
Quase.
O que me incomodou não foi propriamente a cantada. Cantadas ruins fazem parte da fauna humana. Sempre existiram. Provavelmente continuarão existindo enquanto houver homens e cadeiras.
O que me incomodou foi a naturalidade da invasão. Aquele pequeno pressuposto de que ele podia chegar até mim e transformar meu espaço em palco para o próprio desejo.
É aí que a coisa deixa de ser engraçada. Porque nós aprendemos cedo a negociar centímetros.
A distância na calçada.
O banco do ônibus.
O elevador.
A mesa.
A roupa.
O olhar.
O tom da voz.
Até o modo de dizer “não”.
Aprendemos a recusar sem ferir.
A afastar sem provocar.
A colocar limites com a delicadeza de quem desarma uma bomba usando luvas de renda.
E ainda assim, muitas vezes, somos acusadas de exagero quando apenas queremos ficar em paz. Há homens que não percebem que o corpo feminino não é espaço público.
Que uma mulher não se torna disponível porque está sozinha.
Não está convidando ninguém porque sorriu.
Não está flertando porque foi educada.
Não está interessada porque respondeu.
E não deve uma recompensa emocional a quem decidiu abordá-la.
Talvez seja esse o detalhe que mais incomode.
Alguns homens não sabem lidar com uma mulher que não precisa deles para validar a própria existência. Uma mulher sentada, tranquila, ocupando a própria cadeira, pode parecer perigosamente independente para quem está acostumado a confundir atenção com autorização.
E então vem a velha pergunta: “Mas era só uma cantada.” Sim. Era.
E talvez justamente por ser “só uma cantada” a gente consiga enxergar com tanta nitidez a engrenagem. O pequeno abuso cotidiano. A invasão embrulhada em brincadeira.
A presunção perfumada. A expectativa de que a mulher sorria para não constranger o homem que a constrangeu.
O mundo tem uma curiosa preferência pela delicadeza quando é a mulher quem precisa suportar o desconforto. Naquele dia, porém, eu não sorri para salvar ninguém.
Respondi. Ele fechou a cara. E a cadeira continuou comigo.
No fim, fiquei pensando que há homens que passam a vida tentando ocupar lugares que ninguém lhes ofereceu. É preciso agir sabiamente, pois antes de tentar esquentar a cadeira de alguém, é preciso descobrir se a pessoa sequer convidou você para sentar.